PÁGINA INICIAL Design OficinaVisual PÁGINA INICIAL PÁGINA INICIAL CLÍNICA GERAL ULTRA-SONOGRAFIA UROLOGIA PSICOLOGIA E TERAPIAS ALTERNATIVAS NEUROTRON TRVP - REGRESSÃO EMPRESA ENTRE EM CONTATO NOSSOS SERVIÇOS MAPA DO SITE - LOCALIZE-SE MITOLOGIA E MISSÃO MISSÃO DA EMPRESA E MITOLOGIA


EQUIPE - CURRÍCULO DOS NOSSOS PROFISSIONAIS

 

Fernando Fernandes

GRADUAÇÃO:
Graduado em Psicologia pela UNESP - Bauru.

CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA:
Formação em Terapia de Regressão a Vivências Passadas (TRVP), Terapias Alternativas, Florais de Bach, Hipnoterapia e Relaxamento Neuro-Muscular. Orientação Fenomenológico Existencial Humanista Rogeriana.

TRABALHO NA CLÍNICA "SAÚDE SEGURA":
Psicologia, Psicoterapia e Terapias Alternativas.

PSICÓLOGO - CRP 06/47267-6


 
 

Ivan E. R. Segura

GRADUAÇÃO:

CURSOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA:

TRABALHO NA CLÍNICA "SAÚDE SEGURA":
Clínica Geral, Urologia e Ultra-som.

MÉDICO - CRM 35.620

 




Da mitologia à Filosofia.

Há uma lenda, ou mito, de que Roma foi fundada por Rômulo e Remo, os quais teriam sido criados por um animal - uma loba.

O nosso raciocínio lógico não nos deixa sustentar esta tese, haja visto que crianças que foram criadas por lobos, mostraram-se comprometidas do ponto de vista do intelecto, da linguagem e até da postura ereta. Crianças achadas em agrupamentos de lobos apresentavam uma comunicação limitada a grunhidos, latidos, andavam de quatro e mostravam-se extremamente parecidas com os lobos, no que diz respeito ao comportamento.

Crianças assim não teriam condições de fundar uma cidade. Isto é apenas um mito, uma crença, uma forma de explicar a realidade sem um conhecimento científico, filosófico ou sócio-histórico.

Um conhecimento aprofundado da questão demonstraria que nos tempos antigos, os pastores de ovelhas davam os seus animais às prostitutas em troca de "carinhos". Motivo pelo qual, estas foram apelidadas de "lobas". Logo, o entendimento de um mito num patamar racional - filosófico - se dá pelo conhecimento histórico-social da questão: Rômulo e Remo foram criados por uma "loba", apelido da prostituta que os criou.

A filosofia promove uma nova forma de entendimento do mundo, com explicações científicas que nos dão "instrumental" para análise e nos "vacina" das crendices, medos ou quaisquer formas de manipulação.

Apesar disto, a filosofia não tira a beleza das explicações míticas, pois a sua importância se impôe ao demonstrar que o entendimento mítico é inerente ao ser humano nas mais diversas culturas. E dentro deste entendimento percebemos que, dentro do que chamamos de "senso comum", há uma dose enorme de "bom senso". (Ivan Segura e Fernando Fernandes)