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Se você não mata a fome, a fome mata - Gabriel o Pensador.

O que significa fazer dieta?

Atualmente na nossa cultura a dieta está relacionada à restrição, regime, algo imposto ou prescrito por alguém, limitando ao até mesmo privando alguns prazeres. Esse sentimento de estar submetido a algo restritivo e desconfortável faz com que encaremos a dieta como algo transitório, que, tão logo nosso objetivo seja atingido, poderemos descartar.
Porém, a palavra dieta vem do grego “díaita”, que significa “gênero de vida”. É desta forma que a dieta precisa ser encarada: algo que deve ser incorporado ao nosso gênero de vida, uma mudança de hábitos definitiva, sem que a pessoa perca o prazer de comer.

O QUE SIGNIFICA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Uma alimentação saudável tem três qualidades comuns: variedade, moderação e balanço. Existem 5 maiores grupos de alimentos:carboidratos, vitamina e minerais, leite e derivados, carnes e finalmente, lipídios. Cada um destes grupos provê alguns , mas não todos os nutrientes que uma pessoa precisa. Alimentos de um grupo , não podem substituir alimentos de outro. Para manterem-se saudáveis, as pessoas devem consumir uma variedade de alimentos dentro dos grupos. Em moderação qualquer alimento pode encaixar-se em um padrão alimentar que provê boa saúde.
A alimentação balanceada é aquela constituída de macro e micronutrientes, dentro das quantidades recomendadas pela RDI (Recomendação Dietética Internacional). Os macronutrientes são as proteínas, os lipídeos (as gorduras) e os carboidratos (os açúcares). Os micronutrientes são as vitaminas e os minerais.

MACRONUTRIENTES:

PROTEÍNAS, também conhecidos como construtores: são compostas de aminoácidos e têm a função de reparar os tecidos, participam no equilíbrio entre os fluidos do corpo, ou seja são as proteínas que constroem e reparam o corpo. São encontradas nas carnes vermelhas, frango, peixe, ovos, leite e derivados, feijão,ervilha, soja, lentilha e grão-de-bico.

GORDURAS: são compostos de ácidos graxos e são insolúveis em água. Suas funções são de proporcionar energia ao organismo, manter órgãos e nervos em posição e protegê-los contra choques e lesão traumática, também funcionam como isolante térmico, ou seja, mantém a temperatura do corpo. São encontrados nos óleos (soja, milho, açafrão, canola, etc), banha de porco, azeite de oliva, etc.

CARBOIDRATOS (açúcares): podem ser açúcares simples ou complexos. Os simples constituídos de moléculas de glicose, sacarose são o açúcar branco, mascavo, mel, melado, doces compostos destes alimentos, a frutose (da fruta). Os complexos, compostos de moléculas de amido, são os pães, as massas, bolachas, arroz, polenta.

MICRONUTRIENTES:

VITAMINAS: são essenciais para todas as funções do nosso corpo, promovendo reações químicas importantes. Elas podem ser lipossolúveis (solúveis em gordura) vitamina A, D, E, K, ou hidrossolúveis (solúveis em água) demais vitaminas, como o complexo B,vitamina C. São encontradas em fontes alimentares variadas como carnes, grãos, leite, frutas, vegetais, ovos, leguminosas, etc.

SAIS MINERAIS: os minerais representam cerca de 4 a 5% do peso corpóreo ou 2,8Kg em um homem de 70Kg. Cerca de metade desse peso corpóreo é cálcio e outro quarto é fósforo. O restante é de sódio, potássio, ferro, etc. São encontrados mais comumente nas frutas e verduras.